Atualmente a procura por lojas virtuais está em alta, talvez por conta da crise em nosso país ou mesmo pela facilidade e comodidade para o consumidor comprar seus produtos, pois, no geral os produtos são mais em conta do que comprando em lojas físicas, o lojista tem o custo reduzido com a loja virtual, quando comparado com a loja física.

Para quem esta querendo empreender online, montando sua loja virtual e começar a vender seus produtos, mas não sabe nada ou quase nada de como proceder, custos, prazo para criação, etc. Nós aqui da Arara Azul Web listamos algumas dicas para você ingressar melhor nessa jornada.

Então vamos lá:

1. Domínio

A escolha de um bom domínio é essencial, o ideal é um domínio curto apenas com o nome da empresa para fixar melhor na mente das pessoas, porém, se der para incluir o seu serviço principal no domínio seria perfeito, mas nem sempre isso é possível sem deixar o domínio muito grande.
Para registrar um domínio “.com.br” você deve acessar o site registro.br, esse site é o responsável por todos os domínios “.br” no Brasil. Não aconselhamos você registrar seu domínio por outras empresas, como empresas de hospedagem por exemplo, porque seu domínio acaba ficando “preso” com essas empresas e quando você precisar migrar de servidor acaba esbarrando na dificuldade de acessar seu domínio para mudar os DNS.

2. Servidor de Hospedagem

Um bom servidor pode fazer toda a diferença, com relação a velocidade do seu site, estabilidade e segurança, muito cuidado na hora de escolher um plano de hospedagem, geralmente para lojas virtuais aconselhamos um servidor dedicado, é mais rápido e seguro.
Os valores de um servidor dedicado varia muito de empresa para empresa, é bom fazer uma pesquisa antes de escolher o que vai ser usado.

3. Segurança

O básico é a aquisição de um certificado de segurança, o famoso SSL, não sei se já perceberam o domínio dos sites das maiorias das lojas online iniciam com “https”, isso significa que os dados enviados e recebidos pelos sites recebem uma criptografia afim de deixar as transações mais seguras.
Os valores de certificados SSL também variam muito, geralmente o próprio serviço de hospedagem oferece esse certificado, você paga o valor por fora referente ao certificado e sua configuração.
Existem no mercado empresas que são especialistas em segurança de lojas virtuais, também é aconselhável a contratação de alguma empresa desse tipo para dar mais segurança a aplicação e consequentemente mais credibilidade a sua loja.

4. CMS

CMS é um sistema para gerenciar sua loja virtual, existem diversos CMS no mercado, isso vai muito da escolha do desenvolvedor com relação a loja que você quer montar, aconselhamos utilizar os CMS que estão mais em alta no mercado, abaixo segue uma tabela com os CMS mais utilizados no mercado atualmente.
A escolha do CMS também vai muito da “robustes” da loja, uma loja mais robusta exige um CMS mais robusto, uma loja mais leve não tem essa necessidade, pode ser um CMS mais leve, enfim, nessa hora a expertise da agência vai contar muito.

5. Sistemas de Pagamento

No caso de pagamentos você pode optar por fazer direto com as prestadoras de serviço de cartões de credito, o bom é que da para negociar as porcentagens, parcelamentos, etc. Geralmente é utilizado para lojas maiores.
Uma outra forma legal e que esta sendo bastante utilizada são as formas de pagamento online: PagSeguro, Moip, PayPal, entre outros. A grande vantagem é a facilidade de implementação, variedade enorme de bandeiras de cartão de crédito e a segurança que as empresas por traz desses sistemas de pagamento online oferecem. Cada uma tem suas taxas e prazos determinados, vale comparar a que melhor se encaixa no seu projeto.

6. Entrega

A logística de entrega também é algo que deve ser levado em consideração, você pode optar por transportadoras ou pela entrega dos correios, em alguns casos até serviço de motoboy pode ajudar (para um negócio mais local).
No caso dos Correios, a cobrança do frete geralmente é feita por SEDEX ou PAC onde os valores variam pela tamanho e peso da embalagem, já com as transportadoras cada uma tem suas regras e taxas. Da mesma maneira como o sistema de pagamento, vai do custo benefício, dos produtos que você comercializa em sua loja, do volume de vendas / entregas, é bom levar isso em consideração antes de optar pela logística da sua entrega.

7. Otimização / SEO

De que adianta você ter uma loja bacana se ninguém sabe? É muito importante fazer um trabalho de otimização do seu código, e de todo o conteúdo que for publicado na loja, inclusive os produtos. Na hora de criar o tema que vai ser adaptado ao seu CMS, a agência precisa fazer o trabalho de otimização correto, isso é extremamente importante para uma boa posição nas buscas orgânicas.
No mercado atual a concorrência é muito grande e se você não se destacar vai acabar ficando para trás.

8. Marketing Digital

A otimização do site é fundamental mas leva um tempo até seu site ganhar relevância e aparecer melhor posicionado nas buscas orgânicas, uma boa alternativa é o investimento em mídia paga, como links patrocinados por exemplo. Adwords é uma ótima ferramenta do Google para te colocar no topo das buscas. Uma campanha bem montada e estruturada pode fazer sua loja aparecer bem posicionada na hora que seu cliente for buscar um determinado produto que você oferece.

Bem pessoal, é isso, espero que tenham gostado e que tenha contribuído de alguma forma para tirar alguma dúvida.

Fique a vontade para entrar em contato com a gente, somos especializados em criação de loja virtual, solicite um orçamento ou uma visita, ficaremos felizes em atendê-lo