Muitas pessoas ainda tem dúvidas de como é o processo de criação de um site, vou tentar explicar resumidamente como funciona esse processo.

Sabemos da importância de se ter um site nos dias de hoje, toda empresa que se preze precisa ter um site. Marcar sua presença na web é fundamental, cada vez mais pessoas tem acesso a internet e fazem suas compras, pesquisas, consultas, etc, tudo na frente do computador ou celular.

Mas o que é preciso para criar um site?

Talvez você tenha essa dúvida e eu vou tentar saná-la de maneira clara, rápida e objetiva, inclusive dando alguns custos para você já ir tendo uma ideia de qual é o investimento para criar um site.

Domínio - O domínio é o seu nome na internet, ou seja, o seu “www.suaempresa.com.br”. Os domínios podem ter várias extensões ou terminações, os sites brasileiros tem a terminação “.br” e todos eles são registrados ou criados pela mesma empresa, a Nic.br através do site: http://registro.br. Existem outras terminações de domínios, a mais comum é a “.com” que são considerados domínios internacionais e estes podem ser registrados por diversas empresa e geralmente seu custo é em dólar. Não vou me estender muito sobre os tipos de terminações de domínio, pois, não é o objetivo deste post.
O custo para se registrar um domínio “.com.br” até a data deste post é de R$ 30,00 reais por ano. Já para um domínio “.com” esse custo fica em torno de $ 10 a $ 15 dólares, vai depender da empresa que vai fazer o registro.

Hospedagem - A hospedagem nada mais é que uma maquina, um computador que vai hospedar seus arquivos e mantê-los online 24hs por dia, um site é formado por vários arquivos e estes precisam esta hospedados em algum servidor. Existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço. Muito cuidado na escolha da empresa que vai fazer sua hospedagem e no tipo de hospedagem que você vai contratar, cada tipo de site exige uma hospedagem específica, uma loja virtual por exemplo necessita de uma hospedagem mais robusta, muita das vezes um servidor dedicado, enfim, mas esse é outro assunto que não vou me aprofundar muito neste post, pois, como falei anteriormente não é o foco deste post.
O custo que você vai ter com a hospedagem é gira em torno de R$ 20,00 reais mensais para uma hospedagem mais básica, esse valor muda de empresa para empresa.

Colocando meu site no ar

Tá, mas ficou uma lacuna aí, já registrei meu domínio e contratei meu plano de hospedagem, como isso vai funcionar para meu site ficar disponível online para as pessoas acessarem?

Quando você contrata o plano de hospedagem é enviada uma comunicação para você através do seu email (que você informou no momento do cadastro) contendo as informações de acesso ao seu painel de controle, bem como 2 endereços de DNS, geralmente esses endereços vem da seguinte forma:

ns1.dominio.com.br
ns2.dominio.com.br

Esses são exemplos de como são os endereços DNS que são enviados por email.

Com esses endereços em mãos, você vai acessar sua conta lá no registro.br (se vc registrou um domínio “.com.br”) e informar lá esses dois endereços sendo como DNS Master e Slave, ou DNS primário e secundário, em alguns casos são fornecidos mais de 2 endereços, ai só você ir completando a lista.
Isso significa que agora o seu domínio esta apontando para o local onde estão ou vão estar hospedados os arquivos do seu site.

Tá, mas e o meu site em si?

Esse procedimento que expliquei acima é o básico e fundamental para você registrar seu domínio e contratar seu plano de hospedagem, agora vem a criação do site em si.

Criação do site - Para isso eu recomendo que você contrate uma empresa especializada para a criação do seu site, existem diversas ferramentas e empresas que oferecem sites grátis ou com preços bem baratinhos, muito cuidado com isso, pois, os sites são limitados e você não consegue personalizar da maneira como você quer, além do seu site ser igual ao de outros diversos sites de pessoas que também pegaram o mesmo caminho que você, ou seja, você ou sua empresa nunca vai ter um site exclusivo ou dentro dos padrões que você necessita. Um profissional de qualidade vai poder oferecer a sua empresa um site exclusivo nos padrões que você precisa e totalmente personalizado, com a cara da sua empresa, além de ter a possibilidade de otimizá-lo para os mecanismos de busca. Por tanto, um conselho que dou é: Se você quer algo de qualidade, procure uma empresa especializada em criação de sites, pois, como você pretende se destacar no mercado utilizando a mesma ferramenta ou tendo a mesma “cara” que os outros? Pense nisso.


Aqui na Arara Azul oferecemos projetos exclusivos para nossos clientes, estamos a mais de 10 anos no mercado oferecendo sites de qualidade, solicite seu orçamento, você vai ver que o investimento é menor do que você imagina.