Com certeza você tem um perfil ou já acessou alguma rede social em algum momento, atualmente o Brasil é um dos países onde as redes sociais mais crescem em número de usuários, para ilustrar um pouco mais o que estou falando, vou trazer alguns dados, para dar uma visão maior da real importância delas.

Falando a nível de Brasil, cerca de metade da população brasileira tem acesso a internet através de computadores, celulares ou tablets. O Brasil é um dos, se não o país mais ativo nas redes.

Em um levantamento feito pela comScore em 2015 mostra que o brasileiro fica cerca de 60% a mais de tempo conectado nas redes sociais com relação ao restante do mundo.

Cerca de 78% das pessoas que acessam a internet no Brasil estão acessando alguma rede social, segundo a PBM (Pesquisa Brasileira de Mídia) o Facebook lidera a lista que esta mais ou menos assim:

Facebook com 83% dos usuários de redes sociais;
WhatsApp com 58% de usuários;
Youtube com 17%;
Instagram 12%;
Google+ 8%;
Twitter 5%;
Skype 4%;
LinkedIn com 1%;
Outras 1%.

Segue imagem do gráfico feito pela PBM:


Gráfico redes sociais

Enfim, isso só me faz chegar a uma conclusão, sua empresa precisa estar nas redes sociais, esses números só tendem a crescer, foi-se o tempo em que investimento em mídias offline bastava, se sua empresa não esta conectada fazendo parte de alguma rede social que seja, você vai ficar para trás, ou melhor, sua empresa vai ficar para trás.

Mas é preciso fazer parte de todas as redes?

Com certeza não, mas sua empresa precisa participar efetivamente das redes que mais se encaixam no seu nicho de mercado, se seu público exige mais fotos, imagens, seria uma boa investir no Instragram, ou se faz muitos vídeos, como produtoras por exemplo, ai o Instagram já não é tão interessante quanto um Youtube, enfim, o público que consome seus produtos ou serviços é o que vai ditar as redes que sua empresa vai participar.

Uma outra dica importante que posso dar é a seguinte, não adianta você participar de 4 ou 5 redes e não conseguir “alimentá-las” corretamente, é preferível que você reduza esse número afim de manter uma melhor qualidade em seus posts, fotos ou vídeos.

Proximidade com seu público

O grande lance das redes sociais é a proximidade que ela oferece com seu público, a facilidade de conversar, trocar ideias ouvir críticas e sugestões para estar sempre melhorando os produtos ou serviços que oferece, mas tenha cuidado com isso, é importante filtrar muito bem as informações que chegam através das redes.

Gerenciamento de redes sociais

É importante que sua empresa saiba se posicionar e se comportar nas redes sociais, lembre-se: Uma empresa não possui time, religião ou preferência política, ela precisa ser o mais imparcial e profissional possível nas suas postagens e nas respostas das dúvidas ou comentários de seus seguidores e fãs.

No inicio somente as grandes empresas possuíam equipes para gerenciar suas redes sociais, hoje com esse crescimento da internet e das redes isso esta cada vez mais comum entre empresas médias e até pequenas. É muito importante você ter uma boa equipe ou empresa para gerenciamento das redes sociais, isso passa profissionalismo para seus seguidores e clientes, lembre-se, ninguém quer trabalhar ou fazer negócios com amadores.

Aqui na Arara Azul oferecemos esse serviço de gerenciamento de redes sociais, conheça mais sobre esta e outras soluções que podemos oferecer para sua empresa através da nossa página de serviços.

Se preferir, solicite-nos um orçamento agora mesmo, ficaremos felizes em poder colaborar com o crescimento da sua empresa.